Grupo Planalto de comunicação

O fim das torcidas

Na Europa, o futebol gera cada vez mais dinheiro em cima de transferências, patrocínios, merchandising, direitos de transmissão etc. Como resultado, atrai grandes corporações, para quem o futebol vira uma vitrine. Desta forma, os clubes se tornaram empresas, dedicando-se mais à busca de novos clientes do que ao esporte e suas histórias humanas. O futebol está perdendo a autenticidade.

A venda de grandes clubes de futebol está mudando o esporte e, acabando com as torcidas. Esse diagnóstico é do jornalista francês Franck Berteau, que acaba de lançar – “O dicionário das torcidas”.

Conforme o jornalista os fãs estão virando clientes. E o jogo de futebol está se tornando um show muito mais do que um esporte, um espatáculo controlado pelos clubes e não mais por fãs apaixonados.

O preço do ingresso aumenta e expulsa o público mais popular, que está na origem das torcidas. Os clubes estão controlando até o apoio ao time, como já ocorre na NBA. O espetáculo não ficará mais a cargo de uma torcida apaixonada, será orientado pelos próprios clubes.

Fonte: SUPER Interessante/ junho 2014 p.20

Facebook
Twitter
WhatsApp