Algumas situações não podem passar despercebidas pela Federação Gaúcha de Futebol e, principalmente dos dirigentes dos clubes.
Dirigentes do Inter reclamam muito da organização do campeonato gaúcho, e da falta de estrutura dos Clubes do interior. Alguns estádios não oferecem condições de jogo especialmente para a dupla Grenal. Acomodações, gramado, vestiário, banheiros e principalmente a segurança das pessoas. Os clubes do interior sempre sofreram muitas dificuldades em todos os aspectos. Qualquer jogador da dupla grenal paga o salário de todos os jogadores de qualquer clube do interior.
As dificuldades seguem com toda a estrutura logística e, tudo isso já soubemos. Penso que os dirigentes dos clubes do interior devem promover um seminário para discutir com a Federação Gaúcha de Futebol uma estratégia de salvaguardar o futebol do interior. Como fazer com que os torcedores do interior realmente vistam a camisa de seus times. Entra ano e, sai ano, o apelo dos dirigentes é sempre o mesmo. Torcedores nos ajudem! As necessidades são muitas e os recursos são escassos. Planejamento em longo prazo é a saída para sair do marasmo que vive os clubes do interior. Administrar um Clube de Futebol é o mesmo que administrar uma empresa se não cuidar, quebra.
Hoje somente duas cidades do RS têm seus times com reconhecimento nacional, Caxias e Pelotas e, mesmo assim passam por dificuldades tremendas tanto, que desapareceram, o que devemos pensar? Ingerência ou falta de competência? Enquanto faltar apoio da cidade para os clubes se estruturarem, e pessoas qualificadas para conduzir os destinos dos clubes, o futebol do interior vai continuar penando. Contudo, reconheço o esmero dos dirigentes, mas, somente vontade não resolve, o desgaste é muito grande quando não existe um planejamento financeiro.
Por fim, o Passo Fundo está engatinhando para se tornar um clube organizado. A cidade passa por momentos de expectativa com seus representantes. O Passo Fundo é um clube organizado não possui dividas que comprometam seu patrimônio. O Gaúcho está ressurgindo para reviver momentos de glória. Tem muito a fazer. Mas o importante no meu entendimento, foi não desaparecer para sempre. A cidade vai viver grandes momentos com os nossos representantes. Mas, ainda precisamos ressaltar o ressurgimento de mais um clube da cidade, pelo menos esta é a ideia dos representantes quatorzeanos que pretendem reacender a, paixão pelo 14 de julho. O primeiro passo já foi dado a, Associação já foi criada. Vamos aguardar. Muitos desafios vêm aí, será que poderemos ter mais um clube de futebol em Passo Fundo?











