Grupo Planalto de comunicação

“O Rio Grande do Sul não dá motivos para ninguém deixá-lo”

A Rádio Planalto FM, 105.9, oferece aos ouvintes uma nova opção de entretenimento: o quadro “Gaúchos pelo Brasil”. É um produto que vai ao ar aos finais de semana, em seis edições, apresentando um gaúcho que cruzou fronteiras e destaca-se em suas atividades, mas não perdeu o amor pelo pago. Hoje vamos contar um pouco da história de Alcino Orth, natural de Coxilha, que atualmente mora em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.

No ano de 2007, Alcino deixou o solo gaúcho para buscar novos horizontes, aproveitando o bom momento naquele estado, com a solidificação do setor primário. Não tinha motivos explícitos, mas foi em busca de novas perspectivas.

A saudade, no entanto, faz sofrer. Diz que tem facilidades de fazer amizades, o que permite a distância. Mas sente o afastamento da família e dos amigos que deixou no Sul.

Alcindo diz que a região onde está é praticamente uma extensão do Rio Grande, o que faz com que muitos gaúchos estejam por lá, a trabalho ou residindo. “Criamos vínculos, fizemos amizade, quem vem do sul traz erva-mate, a gente faz grupos de chimarrão quando não está na lida”, destaca.

Quero voltar para o Rio Grande. Vou todo o final de ano, mas pretendo voltar um dia. Embora não seja uma decisão fácil de ser tomada. “Saí do Rio Grande do Sul com bagagem, conhecimento sobre o trabalho no setor primário. Assim ficou mais fácil organizar aqui”!

Gaúchos pelo Brasil vai ao ar pela Planalto FM aos sábados e domingos, às 11 horas, 16 horas e 21 horas.

Facebook
Twitter
WhatsApp