Proposto como avanço na esfera jurídica brasileira , o Novo Código de Processo Civil , que entra em vigor no mês de março de 2016, a Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Passo Fundo segue com a realização de encontros a fim de instruir e proporcionar o aprimoramento aos advogados da região norte do Rio Grande do Sul sobre o tema que vai alterar as formas de trabalho da advocacia para tal fim foi organizado o Workshop do Novo CPC a partir de uma parceria com a Escola Superior de Advocacia(ESA) na última segunda-feira,22.
O encontro foi realizado no auditório da Faculdade Imed onde foi possível debater as novas diretrizes do CPC e contou com a presença de advogados e estudantes “não medimos esforços para proporcionar o acesso aos nossos colegas para cada vez mais nos apropriarmos desta mudança de era na tramitação jurídica brasileira, sempre com o objetivo de capacitar os colegas sempre com professores de alto gabarito, sobre a matéria do novo CPC pela ótica da advocacia, do nosso dia a dia” destacou o presidente, Alexandre Gehlen.
O encontro foi dividido em três assuntos: a Tutela provisória e outras indicações no novo CPC ministrada pelo advogado Doutorando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Direito pela PUC-RS, Leonardo Santana de Abreu. Os recursos no novo CPC: principais inovações explanado pelo advogado Doutor e Mestre em Direito pela UFRGS,Artur Thompsen Carpes. Finalizando o encontro o Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Pavia, Itália Professor de Direito Processual Civil dos Cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito da UFRGS, Daniel Mitidiero ” O grande desafio do contraditório, não é o desafio normativo, é um desafio de perceber o que esta por de trás da necessidade de compreendermos o contraditório do direito ao diálogo e a fundamentação, é a necessidade de todos sermos considerados, não como objeto do direito, mas que nós sejamos compreendidos como destinatários no qual o direito ganha significado, porque um direito só existe para as pessoas que vivem o direito” concluiu Mitidiero.
“ É um dos momentos que simboliza a gratificação do trabalho de ordem, muitas vezes ouvimos o que faz colegas voluntariamente em favor da Ordem e o painel simboliza por vermos a advocacia lotar o auditório demonstrar a necessidade da capacitação e a formação continuada e indispensável e a mola propulsora da advocacia” destacou Rafael Braude Canterji – diretor-geral da ESA.
O próximo encontro da OAB Subseção de Passo Fundo acontece no dia 26 de junho com o tema Terceirização nas Relações de Trabalho
A Terceirização nas Relações de Trabalho será tema abordado em evento realizado pela IMED em parceria com a OAB subseção Passo Fundo, com início às 20h, no Auditório Central da IMED.
A temática será abordada pela Juíza do Tribunal Regional do Trabalho – Quarta Região, Dra. Valdete Souto Severo, pela advogada Morgana Bordignon e também pelo Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho de Passo Fundo, Dr. Roger Ballejo Villarinho.
O evento é aberto a toda comunidade jurídica, bem como empregados e empregadores. As inscrições podem ser feitas no site da IMED até o dia 25 de junho. O custo para os acadêmicos é de R$ 10,00 e para a comunidade em geral é de R$ 20,00.