Grupo Planalto de comunicação

OAB/RS realizará audiências públicas em Passo Fundo para debater a situação do judiciário na região

Avançando na realização da série de audiências públicas para debater e instrumentalizar medidas no âmbito do Judiciário Estadual, a OAB/RS vai às subseções de Passo Fundo, Tapejara e Casca nesta sexta-feira (08).

O presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, e o vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, estarão reunidos com a sociedade civil organizada em Passo Fundo, às 8h30min, na Câmara de Vereadores (Rua Dr. João Freitas, 75).

A iniciativa está sendo realizada a partir de deliberação do Colégio de Presidentes de Subseções, ocorrido em novembro, em Santana do Livramento. Desde março, foram promovidas audiências públicas em Encruzilhada do Sul, Santa Maria, São Luiz Gonzaga, Panambi e Guaíba.

Bertoluci destaca que, desde 2007, a OAB gaúcha vem chamando a atenção para o quadro de pessoal. “Reconhecemos os esforços empregados pelo Judiciário Estadual com a nomeação de novos quadros – um avanço importante. Entretanto, os investimentos ainda não acompanham a crescente demanda processual, sendo necessários novas varas, cargos efetivos de juízes e servidores. Ganha o advogado, ganha o cidadão, ganha o sistema de Justiça”, ressaltou.

Para o Presidente da Subseção de Passo Fundo, Alexandre Gehlen é a oportunidade de elencar necessidades do trabalho do advogado na região “A audiência pública é a forma de demonstrar o descontentamento dos advogados e da sociedade com os rumos do Poder Judiciário Estadual, haja vista a visível falta de funcionários e estrutura para dar conta da demanda. O sistema está em colapso, com demora excessiva nos julgamentos e perda da qualidade das decisões judiciais.”ressaltou o presidente.

Ainda na sexta, o presidente da Ordem gaúcha vai a Getúlio Vargas para inaugurar a sede da OAB local, reforçando o projeto “Nenhuma subseção sem sede”.

Facebook
Twitter
WhatsApp