A primeira ciclovia da história de Passo Fundo começa a tomar forma, a Prefeitura tem intensificado esforços para finalizar a obra que vai compreender um trecho da avenida Brasil com duas faixas de ciclovia com extensão de 1,5 quilômetro de cada lado, entre as ruas Livramento, no bairro Boqueirão, e Sete de Setembro, no Centro.
O projeto elaborado pelos engenheiros e arquitetos da Secretaria de Planejamento prevê também a implantação de um caminhódromo. O principal objetivo da obra é o estímulo a população a usar a bicicleta para lazer,esporte e, transporte. “ É uma evolução na educação no município, além do fato de proporcionar melhor condição ao ciclista, ainda faz com que os demais motoristas entendam que ciclista também tem seus direitos. Com a ciclovia também educa os ciclistas, ou então que também fazem parte do trânsito e tem seus direitos e deveres” conta o engenheiro e triatleta, Emerson Cosetin.
O prefeito Luciano Azevedo, acompanhado do secretário de Obras, João Antônio Bordin, e do ex-prefeito de Passo Fundo, o engenheiro Fernando Machado Carrion, visitou a obra na manhã dessa sexta-feira (24). “É uma grande obra de mobilidade. As pessoas perceberão as melhorias na fluidez do tráfego e os benefícios de ter um local apropriado para andar de bicicleta em segurança, tanto para esporte ou lazer”, frisou Carrion.
Para a administração do município, o prefeito afirma que a intenção é fazer com que a população use a bicicleta sendo uma alternativa ao carro. “É um processo de transição, tanto para a cidade se adequar ao novo modelo, quanto para que as pessoas possam acompanhar essa mudança de hábito. O importante é que o primeiro passo foi dado e isso ajudará a alcançar uma cidade equilibrada entre o número de carros e a presença de ciclistas”, disse.
Com recursos próprios as equipes da Secretaria de Obras trabalham na confecção dos espaços, realizam o empedramento para a instalação da pavimentação do asfalto da primeira ciclovia de Passo Fundo.
“ Em tempos onde o stress do trânsito atinge muitos motoristas , uma ciclovia surge como uma solução prática para a mobilidade urbana, conciliando a prática de esportiva e principalmente aumentando a qualidade de vida da comunidade, que ganha saúde mental e física” explica o educador físico William Bier.
Um segundo ponto da ciclovia será construído no canteiro central da Avenida Rui Barbosa, no Bairro Petrópolis, com 1,4 quilômetro. A obra deve começar no início de 2015.











