Grupo Planalto de comunicação

Obras de revitalização dos Museus é pauta de reunião conjunta das Comissões da Câmara de Vereadores

As Comissões de Cidadania, Cultura e Direitos Humanos (CCCDH) e de Patrimônio, Desenvolvimento Urbano e do Interior (CPDUI) realizaram uma reunião conjunta nesta quarta-feira (10),  para tratar sobre a revitalização dos Museus Histórico Regional (MHR) e de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com a presença dos vereadores titulares Nharam Carvalho (União Brasil), Eva Valéria Lorenzato (PT), Michel Oliveira (PSB), Renato Tiecher (PSC), Ernesto dos Santos (PDT) e Leandro Rosso (Republicanos), dos secretários de Planejamento Giezi Schneider e de Cultura Miriê Tedesco, além de convidados e comunidade. 

A Comissão vem acompanhando a situação, desde o empasse da renovação do convênio que rege a administração dos Museus, bem como, a recuperação física dos espaços. O presidente da CPDUI, vereador Claudio Rufa Soldá (Progressistas) abriu a reunião e passou a condução dos trabalhos à representante da CCCDH, vereadora Regina dos Santos (PDT), que fez alguns questionamentos em relação à licitação, valor das obras, transferência dos acervos, entre outros. 

Conforme Miriê, os acervos do MAVRS, de responsabilidade da UPF, será transferido durante as obras, para espaço da Universidade. Já o do MHR, de responsabilidade da secretaria, será transferido para prédio anexo. 

Giezi explanou sobre o projeto que já foi licitado e aguarda a finalização dos trâmites legais, até dia 12 de maio, para assinatura do contrato e posterior início das obras, pela empresa vencedora. “Nós estamos falando sobre qualificação dos prédios históricos, principalmente, a correção de problemas crônicos históricos, cujo projeto contempla os dois prédios, mas está focado no prédio do MARVS, no qual faremos o conserto do telhado, recuperação do forro, troca do piso, tratamento das paredes e pintura interna e externa, mantendo a originalidade dos espaços. Há outros prédios que ficam no Espaço Roseli Doleski Preto, que receberão intervenções como pinturas, troca de esquadrias, revisão de beirais, visando harmonizar todo o conjunto. Os prédios do Teatro Municipal e da Academia de Letras receberão, apenas, manutenção externa”, informou.

A vereadora Regina disse que “a reunião serviu para trazer informações sobre o projeto das obras, com foco nos Museus, e nos foi informado que vai ser feita a intervenção em áreas mais urgentes. Discutimos sobre o valor de R$ 620 mil, o qual é insuficiente para fazer toda a reforma que os espaços merecem. Enquanto a Comissões, CCCDH e CPDUI, faremos um novo encaminhamento às secretarias que estão acompanhando estas obras, solicitando a questão da fiscalização diferenciada por ser um prédio histórico. Ainda, vamos cobrar da Administração  que faça a reforma necessária, o que está posto é uma qualificação do espaço, o que não atende todas as necessidades como a acessibilidade, por exemplo. Então, seguiremos cumprindo nosso papel que é fiscalizar e cobrar que se avance nesta questão sobre os prédios históricos”, finalizou a parlamentar.

Conforme o presidente da CPDUI, vereador Cláudio Rufa Soldá (Progressistas), “a reunião foi muito produtiva e esclarecedora sobre a revitalização dos museus, a partir de agora vamos acompanhar o andamento das obras, cumpre a nós fiscalizarmos, pois sabemos da importância da manutenção e da valorização da presença dos Museus para a nossa cidade”, referiu.

As obras estão num total de R$ 620 mil. 

Foto: Comunicação Digital/ CMPF


Facebook
Twitter
WhatsApp