Historicamente, a humanidade luta contra o câncer. Através das pesquisas e avanços da medicina, avançaram os tratamentos para a recuperação, porém as ações preventivas são sempre o melhor caminho.
Nesta terça, 4 de fevereiro, é lembrado o Dia Mundial do Câncer. Trata-se de uma oportunidade para disseminar informações sobre prevenção e controle do doença e levar questões atuais sobre a doença à população em geral. Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.
A Oncologista Clínica Marina Ractz Bueno concedeu entrevista à Rádio Planalto News (92.1) para a abordagem do tema. Falando ao comunicador Luiz Carlos Carvalho, ela lembrou que são muitos os avanços ao longo dos anos no tratamento. Especialmente com a detecção precoce, a recuperação tem alcançado excelentes índices.
Existem as causas genéticas e hereditárias, mas elas são bem menores entre as pessoas atingidas. Mudanças de hábito no cotidiano podem contribuir para se vencer a enfermidade, como a atividade física e o afastamento do cigarro e do consumo das bebidas alcoólicas.
ACOMPANHE A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: