Grupo Planalto de comunicação

Ópera Gaúcha reuniu emoção e tradição na abertura da 48ª Expointer 2025 Espetáculo apresentou a história do Rio Grande do Sul e seus povos

Fotos: João Pedro/Secom

No sábado (30), a pista central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi palco da quinta edição da Ópera Gaúcha. Neste ano, foi apresentado o espetáculo com o tema “O Legado de um Povo.”

O roteirista e diretor do espetáculo, Sir da Cunha, comentou como surgiu a ideia da ópera. “Não dá para contar a Ópera Gaúcha sem falar da história: na 40ª Expointer, o Marquinhos Kroeff, que é nosso produtor, sonhou com os 40 anos da feira, fez um projeto com 40 gaiteiros e 40 bumbos para fazer o show da Expointer e assim nasceu o show Ópera Gaúcha”, enfatizou.

Para o cantor Joca Martins, o evento se reinventa com mais emoção a cada ano. “Eu estou participando desde a primeira edição da Ópera Gaúcha e este espetáculo mostra várias áreas da nossa cultura, grandes dançarinos, invernadas fantásticas e músicos tocando ao vivo, superando os desafios técnicos de cada momento da Ópera”.

A quinta edição do espetáculo reuniu cerca de 200 profissionais

A cantora e apresentadora Shana Müller, que também fez participação, contou da alegria de estar pela segunda vez no palco. “O espetáculo, traz a cada ano uma temática, abordando aspectos da nossa identidade”, destacou. O músico Renato Borghetti lembrou da amizade. “Todos os envolvidos são amigos, não são estranhos, são amigos que conseguem transformar em arte e música um espetáculo de uma forma muito bonita.”

Os cantores Pirisca Greco e Juliano Barreto dividiram o palco. Pirisca disse que a Expointer lembra juventude e as tantas vindas de Uruguaiana, sua terra natal, para a região metropolitana de Porto Alegre. “Poder integrar este espetáculo representa um sabor de superação a cada ano”. Já o cantor, ator e compositor Juliano Barreto disse ser um privilégio muito grande. “Me faz sentir pertencente, por englobar a todos, pelas várias colonizações do povo gaúcho.”

“O Legado de um Povo” destacou a miscigenação de raças e culturas, resgatando o passado e projetando o futuro. Inspirado no tema da 48ª Expointer — Nosso futuro tem raízes fortes —, o espetáculo uniu tradição, emoção e beleza para valorizar a transformação do campo em desenvolvimento para todo o Estado.

Em sua quinta edição, a apresentação contou com cerca de 200 profissionais envolvidos e este ano estreou com banda ao vivo, desenvolvendo a estética do sul. A parte final da Ópera Gaúcha reservou grande emoção com o hino rio-grandense, entoado pelos artistas e acompanhado por todos os presentes.

O elenco de 2025 teve a participação de grandes nomes da música gaúcha, entre eles Ernesto Fagundes, Neto Fagundes, Anomar Danúbio Vieira, Shana Müller, José Alberto Andrade, Luiza Barbosa, Juliana Spanevello, Folk de Espora, Renato Borghetti, Emily Borghetti, Jean Kirchoff, Analise Severo, Juliano Barreto, Marcelo Oliveira, Joca Martins, Priscila Olave, Pirisca Grecco, Cristiano Quevedo e o grupo Mas Bah.

A cobertura da Expointer no Grupo Planalto de Comunicação chega para:

RAINBOW  – SOLUÇÕES AGRÍCOLAS QUE IMPULSIONAM O SUCESSO DA SUA LAVOURA.
ACESSE: RAINBOWAGRO.COM.BR
RAINBOW TUDO SOBRE CRESCIMENTO.

Facebook
Twitter
WhatsApp