Grupo Planalto de comunicação

Operação Braço de Ferro mira quadrilha especializada em furto de caminhões-guindaste e extorsão Três adultos foram presos e um adolescente foi apreendido durante a ação da Polícia Civil no interior do RS

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Repressão de Roubo de Veículos (DRV/Deic), deflagrou a primeira fase da Operação Braço de Ferro, voltada ao combate de crimes de furto qualificado de caminhões-guindaste — conhecidos como caminhões “munck” — e extorsão contra empresários do setor de transportes.

Conforme a delegada Jeiselaure de Souza, titular da DRV/Deic, as investigações apontam que o grupo criminoso atuava furtando caminhões em cidades do interior gaúcho e, na sequência, entrava em contato com as vítimas exigindo altas quantias em dinheiro para devolver os veículos. Em um dos casos recentes, um caminhão foi furtado no dia 7 de julho em Getúlio Vargas, e os criminosos passaram a exigir R$ 120 mil para devolvê-lo, sob ameaça de incendiar ou desmanchar o veículo.

Durante diligências realizadas em Sentinela do Sul, os policiais localizaram e recuperaram um caminhão furtado, além de prenderem três adultos em flagrante e apreenderem um adolescente envolvido nos crimes. Também foram encontrados diversos objetos que seriam usados para descaracterizar os veículos, como placas de identificação, ferramentas, tintas e materiais de pintura, além de uma chave micha.

Entre os itens apreendidos, os agentes localizaram ainda o celular utilizado na tentativa de extorsão ao empresário de Getúlio Vargas, reforçando as provas contra o grupo criminoso.

As investigações seguem em andamento e novas fases da operação não estão descartadas.

Reportagem: Redação
Grupo Planalto de Comunicação

Facebook
Twitter
WhatsApp