A Polícia Civil prendeu sete pessoas na segunda-feira (24) durante a Operação Severidade, realizada em Ijuí e Horizontina. A ação foi direcionada ao combate ao tráfico de drogas e à captura de investigados por um homicídio triplamente qualificado ocorrido no fim de setembro, em Ijuí.
A Draco de Ijuí coordenou as diligências, que contaram com apoio das Delegacias da 26ª Região Policial, da Delegacia de Polícia de Horizontina e da Brigada Militar. As equipes mobilizaram 32 agentes e 10 viaturas para cumprir 12 mandados de busca e apreensão em cinco bairros de Ijuí, além de sete mandados de prisão preventiva, seis deles no município e um em Horizontina.
Os presos pertencem a uma organização criminosa ligada ao tráfico de entorpecentes. Seis investigados são apontados como responsáveis pelo homicídio, pela ocultação de cadáver e pela associação criminosa. O sétimo preso possui vínculo com o grupo e responde por crimes relacionados ao tráfico e à associação para o tráfico.

Na data do crime, a vítima foi encontrada parcialmente carbonizada em uma área rural de Ijuí, com ferimentos por arma branca no pescoço, tórax e face. Um dos suspeitos foi preso em flagrante pela Brigada Militar ainda no dia do homicídio e autuado na DPPA de Ijuí.
O inquérito indicou que outros seis investigados participaram diretamente da execução. A apuração demonstrou que o grupo capturou a vítima em outro local, agrediu-a até deixá-la inconsciente, amarrou pés e mãos, transportou o corpo até a área rural onde o homicídio foi consumado e, depois, ateou fogo. A investigação também apontou a atuação paralela de outro homem no tráfico de drogas ligado à mesma facção.
Durante o cumprimento dos mandados, policiais apreenderam documentos, celulares e outros materiais que serão analisados. Um dos alvos foi preso em flagrante por tráfico de drogas, com 63 porções de maconha prontas para venda, totalizando 1,2 kg. Os detidos foram encaminhados para a Penitenciária Modulada de Ijuí e para o Presídio Estadual de Santa Rosa, onde permanecem à disposição da Justiça.
Reportagem: Jeferson Vargas
Grupo Planalto de Comunicação











