Grupo Planalto de comunicação

ORCAV abre nesta terça cavalgada para condução da chama crioula rumo ao Cristo Protetor Cerimônia de acendimento ocorre no CTG Marciano Brum, em Soledade, nesta terça, 1º de abril

Foto: arquivo

O grupo de tradicionalistas da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (ORCAV) parte nesta terça-feira, 1º de abril, rumo a Encantado, na região do Vale do Taquari, levando a Chama Crioula da Convenção Tradicionalista. A chegada está prevista para o sábado, 5 de abril.

A cerimônia de acendimento acontece no CTG Marciano Brum, em Soledade e presta homenagem ao vereador Gilson Conzatti, filho do ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, mentor da ideia de construir o monumento. Gilson integra o grupo de voluntários que, em 2019, contraiu um empréstimo bancário para iniciar a construção da maior estátua de Cristo do Brasil.

Durante a solenidade, os músicos João Luiz Corrêa e Aline Bosa interpretarão o Hino Rio-Grandense. A cavalgada percorrerá 130 quilômetros e contará com pernoites em Campo Novo, Putinga, Nova Bréscia e Capitão. No sábado, dia 5, o grupo parte do último ponto de descanso rumo ao Cristo Protetor, onde participará ao vivo da transmissão do programa Jornal do Almoço. O trajeto vai ser acompanhado, em tempo real, pela equipe da Rádio Planalto FM/ O Canal do Rio Grande (105.9), de Passo Fundo.

Após a chegada, o fogo da Chama Crioula será mantido na capela do monumento até o domingo, 6 de abril, simbolizando a cultura gaúcha durante o ato de inauguração. Após cerimônia, a Chama Crioula seguirá em Encantado por conta da Convenção Tradicionalista do MTG, que acontece nos dias 12 e 13 de abril. Tradicionalmente, a Chama é acesa na cidade que sedia a última edição do encontro, que em 2024, aconteceu em Soledade.

Facebook
Twitter
WhatsApp