O Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, que faz parte do Complexo HC (Hospital de Clínicas), é referência no Rio Grande do Sul no tratamento e reabilitação na área da saúde mental. Pela instituição, já passaram tantas pessoas que foram acolhidas e puderam um novo rumo para suas vidas e suas famílias.
Esse foi o destaque no programa Comando Popular, da Rádio Planalto News (92.1), nesta quarta-feira, 16, contando com a presença do doutor Rogério Riffel, psiquiatra, professor universitário e diretor técnico do Hospital. A apresentação foi do comunicador Luiz Carlos Carvalho. Foi recordada a história da casa, uma das quatro unidades do Rio Grande do Sul.
O Bezerra de Menezes foi inaugurado em 1990 e se tornou um marco na recuperação psiquiátrica. Hoje, uma das grandes preocupações da sociedade é a saúde mental. A busca pelo atendimento envolve a família na indicação, pois ela também atingida pelo problema. Após a internação, não ocorrem visitas nos primeiros dias, a fim de que sejam alcançados importantes passos no tratamento. Vencida a primeira etapa, o reencontro faz parte da caminhada para uma vida saudável. Posteriormente, dependendo do caso, será oferecida a medicação a seguir seguida.
Segundo o doutor Rogério Riffel, quando mais rapidamente for constatado o problema, melhor será o encaminhamento. Ele citou o importante trabalho dos professores que nas atividades de aula verificam as dificuldades enfrentadas pelas crianças.
E o ensino é uma das marcas do Bezerra, com a formação acadêmica, com a orientação dos profissionais. Há toda uma equipe envolvida nas ações de recuperação dos pacientes. Os profissionais de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina (Clínica geral e Psiquiatria), Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional são responsáveis pelos atendimentos realizados. Eles também se dedicam a oferecer os trabalhos de lazer, esporte e sociabilização das pessoas atendidas.
OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA: