O pacote de obras nas 72 escolas da rede municipal de Passo Fundo está em fase final, contemplando 95% das demandas identificadas pela comunidade escolar. A iniciativa, da Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Educação, foi dividida em três etapas, atendendo mais de 900 solicitações feitas pelas 37 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), 34 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e a Escola Professora Olga Caetano Dias (Escola dos Autistas).
Os investimentos abrangem uma ampla variedade de melhorias, incluindo reformas gerais, construção de quadras esportivas, aquisição de mobiliário novo, revisões na rede elétrica e nos telhados, além da regularização do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Essa ação reforça o compromisso da administração municipal em proporcionar ambientes seguros e adequados para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, destaca que a educação é uma das áreas prioritárias da gestão. “O pacote de obras foi um compromisso que assumimos, e estamos realizando investimentos estratégicos que abrangem diversas frentes, como tecnologia, melhoria da infraestrutura, capacitação dos nossos professores e a garantia de condições ideais para o desenvolvimento de projetos pedagógicos” frisa.
Entre as escolas atendidas está a EMEF Dyógenes Martins Pinto. No espaço, dentre as melhorias que foram executadas está adequação na infraestrutura do ginásio, instalação de câmeras de segurança, instalação de gradil e pintura.
Já na EMEF Daniel Dipp está a instalação do laboratório maker, construção de área de convivência, com cobertura, reformas de salas de aula, playground, dentre outras iniciativas. Na EMEF Coronel Lolico foi realizado o cercamento da escola, pintura externa e interna, câmeras de segurança, melhorias nos banheiros e reforma do telhado.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, salienta que o pacote de obras é um marco no compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação em Passo Fundo. “Ao atender 95% das demandas das escolas, estamos proporcionando ambientes mais seguros, funcionais e acolhedores para nossos alunos e profissionais. Cada melhoria reflete nosso esforço em criar condições ideais para o aprendizado. Acreditamos que uma infraestrutura adequada é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças e jovens da nossa rede. Seguimos firmes nesse propósito, cientes de que investir na educação é investir no futuro da nossa cidade”, reitera.