Passo Fundo (RS) – Com apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nesta terça-feira (1), o Seminário Pacto Nacional pela Primeira Infância e Justiça Restaurativa.
O evento é uma ação em comemoração aos quatro anos do Pacto Nacional pela Primeira Infância. A atividade ocorre no Salão de Atos da Faculdade de Direito, Campus I da UPF, com início previsto para as 8h30min.
A defensora pública Anelise Sturm, subdirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NUDECA), estará palestrando e debatendo em dois painéis.
O Seminário tem como proposta ser um espaço de debate sobre as possibilidades de integração da Política Nacional de Justiça Restaurativa com a Política Judiciária Nacional para a Primeira Infância. Com o apoio da UPF, a iniciativa conta com a participação do Ministério Público, Defensoria Pública, representantes dos três poderes e da sociedade civil organizada.
A Conferência Magna está marcada para as 9h e terá como tema “Por que o vínculo afetivo é fundamental para a formação do ser humano e como ele se estabelece na prática”, ministrada pelo Dr. Jesus Palácios, da Universidade de Sevilha, Espanha.
O evento contará com a participação de pesquisadores da área, lideranças políticas e comunitárias, professores e estudantes da UPF, juízes, promotores e advogados, bem como do deputado Federal Luciano Azevedo, do prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, e representantes das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde do Município.
O evento é aberto ao público mediante inscrição prévia.