O padre Adelar Baruffi, atualmente trabalhando em Bento Gonçalves, será o novo bispo da Diocese de Cruz Alta. Foi nomeado pelo papa Francisco nesta quarta-feira. Natural de Coronel Pilar e prestes a completar 20 anos de sacerdócio, Adelar trabalhava na Serra desde que se formou como padre. Era cotado para ser bispo-auxiliar do bispo Dom Alessandro Ruffinoni, e assumiria, no próximo ano, a Paróquia Santo Antônio, padroeiro de Bento.
Padre Adelar assumiria a paróquia de Bento Gonçalves porque o padre Izidoro Bigolin se mudará para Caxias do Sul, já que trabalha como vigário-geral da Diocese, cargo de confiança do bispo e que tem, entre outras atribuições, a função de substituí-lo quando necessário. Desta forma, a comunidade de Bento aguarda a nomeação de dois padres.
Padre Baruffi trabalhou por oito anos como reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul, três anos como padre auxiliar no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio e outros quatro anos como reitor do Seminário Maior São José, em Caxias. Ocupava o cargo de vigário paroquial da paróquia Santo Antônio, em Bento, desde 2012.
Foto: Diocese de Caxias do Sul.