-Continuando a falar um pouco sobre a PALAVRA DE DEUS, que reverenciamos especialmente neste mês de setembro:
-A Palavra de Deus ou a Bíblia tem duas grandes partes: ANTIGA E NOVA ALIANÇA.
A antiga aliança ou ANTIGO TESTAMENTO é uma coleção de 46 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com Ele fazer uma aliança. É a história de um povo: mostra como surgiu, como viveu escravo no Egito, como possuiu uma terra, como foi governado, quais as relações que teve com outras nações, como estabeleceu suas leis e viveu a sua religião. Apresenta seus costumes, sua cultura, seus conflitos, derrotas e esperanças.
-PENTATEUCO- é uma palavra derivada do grego e significa: “cinco livros”. É usada para indicar os cinco primeiros livros da Bíblia: GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS E DEUTERONÔMIO. Os judeus chamam essa parte da Bíblia com o nome de Torá, que significa Lei.
-O NOVO TESTAMENTO ou Nova Aliança é a parte da Bíblia onde encontramos o anúncio da pessoa de JESUS CRISTO. Sua mensagem central é o próprio Filho de Deus, que veio ao mundo para estabelecer a aliança definitiva entre Deus e os homens. Sendo Deus e Homem, o próprio Jesus é a expressão total dessa aliança: Ele mostra que Deus é Pai para os homens, e como os homens devem viver para se tornar filhos de Deus.
O Novo Testamento agrupa 27 livros, conforme temas e estilos diferentes: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse. Os evangelhos são quatro formas de anunciar Jesus, escritas no ambiente de comunidades diferentes. Os Atos dos Apóstolos são a segunda parte do evangelho de São Lucas. As Cartas ou Epístolas, são escritos dirigidos às primeiras comunidades cristãs. O Apocalipse de São João é um livro escrito em linguagem figurada, porque se dirige aos cristãos em tempo de perseguição.
( BÍBLIA PASTORAL ).