O Papa Francisco foi hospitalizado na manhã desta sexta-feira (14) para realizar exames e continuar o tratamento contra a bronquite, informou o Vaticano. A internação ocorreu no Policlinico Agostino Gemelli, onde o pontífice permanecerá sob cuidados médicos.
“Na manhã de hoje, ao término de suas audiências, o Papa Francisco foi internado para a realização de exames diagnósticos necessários e para dar continuidade ao tratamento da bronquite, que ainda persiste”, informou o comunicado oficial.
Desde o início de fevereiro, Francisco tem apresentado dificuldades respiratórias e, em algumas celebrações, precisou pedir a um assessor que lesse seu sermão. Durante uma audiência recente, ele demonstrou sinais de cansaço e ofegância.
O papa também sofreu acidentes domésticos recentemente, como uma queda em janeiro e quando apareceu com o queixo roxo, em dezembro de 2024. Sua condição pulmonar também exige atenção, já que, quando jovem, teve parte de um dos pulmões removida.
Em 2023, Francisco já havia sido hospitalizado por três dias devido a uma bronquite, tratada com antibióticos. No início deste mês, o próprio pontífice relatou a fiéis que estava com um “forte resfriado”, posteriormente diagnosticado como bronquite.
Após passar o discurso a um assessor durante a homilia, o Papa retomou a leitura para a oração mais curta do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.