Na tarde de quinta-feira, 21, a Universidade de Passo Fundo (UPF) lançou seu Plano de Apoio Estudantil (PAE), que tem como principal objetivo, auxiliar o acesso de pessoas que vão ingressar no processo seletivo 2015/2 ao ensino superior. O plano foi lançado conjuntamente com a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF).
A concessão do benefício acontece por meio de contrato particular de mútuo educacional nos cursos de graduação da UPF aprovados no processo seletivo do vestibular ou por meio do ingresso especial nas modalidades de transferência, reingresso ou reabertura no segundo semestre deste ano. São 32 cursos contemplados pelo programa, que vem para suprir uma lacuna deixada pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do governo federal.
O lançamento contou com a presença do reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza e com todos os vice-reitores da Instituição. O PAE terá duração correspondente ao número de semestres previstos para a conclusão do curso. O estudante terá o mesmo prazo de utilização do benefício para realizar o pagamento das parcelas referentes ao crédito contratado.
O benefício é destinado ao aluno cuja renda familiar bruta seja igual ou inferior a 15 salários mínimos e cuja renda per capita familiar seja de até 3,5 salários mínimos. Os fiadores podem ser os pais ou outros familiares, desde que atendam aos requisitos do edital. Para manter o benefício, o aluno contemplado deve estar matriculado em no mínimo 16 créditos financeiros por semestre. O contrato será renovado a cada semestre que o aluno estiver matriculado, mediante assinatura de termo aditivo.
Segundo o professor José Carlos, o plano tem orçamento extraordinário no valor de R$ 1.035.000, que corresponde a aproximadamente 30% dos custos dos alunos. O PAE concederá auxílio de 50% do valor da mensalidade, quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita for de até 3,5 salários mínimos. “É um plano que vem sim para suprir a falta do FIES, mas não é um plano ‘ad eternum’, ou seja, com duração eterna. Ele vai ser realizado por tempo determinado”, disse o reitor.