Grupo Planalto de comunicação

Parceria escola-família contribui para uma adaptação tranquila à Educação Infantil No Colégio Notre Dame, período é marcado pela permanência gradual e progressiva no ambiente educativo, a qual prioriza a construção de vínculos com colegas e educadores

Foto: Isamara-Baumgratz / Colégio Notre Dame

Lúdicas, as primeiras atividades propostas aos matriculados na Educação Infantil do Colégio Notre Dame visam à criação de vínculos. Porém, antes mesmo de frequentarem a instituição de ensino, as crianças inscritas no Maternal e na Pré-escola já dão início à adaptação escolar, contando com o auxílio de seus familiares para que passem a sentir-se seguras no novo ambiente. 

Para tanto, como descreve a coordenadora Pedagógica da etapa de ensino, Márcia Scortegagna, cabe à família buscar sentir-se confiante quanto ao educandário escolhido e, ainda, conversar com a criança, de forma clara e tranquila, sobre a nova rotina. Com o início do ano letivo, as vivências como educandos são paulatinamente experimentadas, uma vez que o período de adaptação prevê a permanência gradual e progressiva no Colégio. “Nessa fase, elas criam vínculos com educadoras e colegas, que até então não faziam parte de seu dia a dia”, esclarece Márcia. 

Ter consigo objetos de afeto também favorece o desenvolvimento dos laços e, igualmente, da sensação de segurança. “Objetos como ursinhos de pelúcia, naninhas e brinquedos confortam a criança quando ela sente a necessidade de apoio”, complementa a coordenadora, enfatizando que a adaptação se dá principalmente por meio de atividades que priorizam a ludicidade e a socialização, como passeios pela instituição – momento em que os educandos também reconhecem o espaço educacional e se sentem pertencentes a ele -, pintura com tintas, desenho, contação de histórias, jogos e brincadeiras como esconde-esconde. “Quando o estudante brinca, ele relaciona o processo de esconder e encontrar com o fato de que os pais ‘se esconderam’, mas irão retornar para buscá-lo. Brincadeiras assim trabalham a segurança deles no ambiente.”, conclui Márcia.

Facebook
Twitter
WhatsApp