Grupo Planalto de comunicação

Participante das Jornadas de Literatura em Passo Fundo, morre escritor Eduardo Galeano

O escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano, autor de “As veias abertas da América Latina”, morreu nesta segunda-feira em Montevidéu aos 74 anos de idade. O Ministério da Educação e Cultura do Uruguai confirmou o falecimento do escritor em sua página na internet. Segundo o texto, o autor “se encontrava doente e estava internado há vários dias”.

Fontes familiares disseramque Galeano foi internado em um hospital da capital uruguaia devido ao agravamento de seu estado de saúde nos últimos dias.
Nascido em Montevidéu na data de 3 de setembro de 1940, Galeano, um amante do futebol e autor de “O futebol ao sol e à sombra” (1995), estreou no jornalismo com apenas 14 anos, desenhando caricaturas políticas. Galeano foi redator chefe do semanário “Marcha” (1961-1964), diretor do jornal “Época” (1964-1966) e diretor de publicações da Universidade do Uruguai (1964-1973). Em 1973, exilou-se em Buenos Aires, onde fundou a revista “Crise”. Em 1976, continuou seu exílio em Barcelona (Espanha). Seu retorno ao Uruguai aconteceu em 1985, uma vez restaurada a democracia.

Eduardo Galeano foi um dos nobres escritores que participaram da Jornada Nacional de Literatura em Passo Fundo. Ele foi convidado para participar do evento, a partir de 1993, ao lado de Lygia Bojunga Nunes, Carlos Nejar, João Ubaldo Ribeiro, Marina Colasanti e José Paulo Paes.

Facebook
Twitter
WhatsApp