O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, assinou nesta terça-feira (4) a Carta da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) para a COP30, documento que reúne compromissos das cidades brasileiras para enfrentar a crise climática. A carta foi lançada durante o Fórum de Líderes Locais, no Rio de Janeiro, e será apresentada na COP30, em Belém do Pará.
O texto destaca que não há transição climática sem as cidades, onde vivem mais de 80% dos brasileiros e onde os efeitos da crise climática são mais intensos. A FNP defende o federalismo climático, com participação de União, Estados e municípios na formulação e execução das políticas ambientais, além do acesso direto dos governos locais a fundos de financiamento climático.
Entre os principais pontos, estão o fortalecimento da governança multinível, a criação de linhas de crédito para adaptação e resiliência urbana, o incentivo à infraestrutura verde e habitação social e a democratização de tecnologias climáticas. O documento também propõe medidas para incentivar frotas elétricas, biocombustíveis e construções de baixo carbono.
Para o prefeito Pedro, a adesão reforça o compromisso de Passo Fundo com o desenvolvimento sustentável. “As cidades estão na linha de frente dos desafios climáticos. Participar desse movimento é reafirmar que Passo Fundo quer ser parte da solução, com desenvolvimento, inovação e sustentabilidade”, destacou.
Com o lema “A COP30 é a COP das cidades e da implementação”, a carta convida os municípios brasileiros a construírem juntos uma nova era de políticas climáticas, mais democráticas e humanas.
Ações sustentáveis em Passo Fundo
O prefeito Pedro ressaltou que Passo Fundo tem buscado ampliar suas iniciativas de sustentabilidade e inovação, destacando ações implementadas nos últimos anos como a iluminação pública em led, a usina fotovoltaica na Vila Donária (que será duplicada e irá atender 100% das unidades de saúde da rede municipal com energia renovável), o Programa Cidade Limpa, a implementação do biocombustível Be8 BeVant®na frota de veículos da Prefeitura e a Escola Pública de Sustentabilidade.
Pedro também destacou a Rota Sustentável COP30, promovida pela Be8, que, em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil, percorre mais de 4 mil quilômetros do Rio Grande do Sul ao Pará. Para o prefeito, a iniciativa representa o protagonismo do setor produtivo local na transição energética brasileira, mostrando ao mundo que Passo Fundo está contribuindo ativamente para a construção de soluções sustentáveis.











