Hoje não é feriado, o que é verificado no dia da padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro.
Sete de agosto é a data da instalação da Câmara de Vereadores, no ano de 1857. Os trabalhos foram iniciados sob a presidência de Manuel José de Araújo, com poderes executivos e legislativos.
A capital do Planalto Médio, considerada a Capital Nacional da Literatura e destaque nas áreas de serviços, educação, agronegócio e crescimento industrial.
Na área cultural, o município tornou-se conhecido pelas músicas de Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. No esporte, possui em atividade dois clubes de futebol profissional, Passo Fundo e Gaúcho, e se destaca em várias modalidades. Destaque para o voleibol, com dois medalhistas olímpicos – Gustavo e Murilo Endres. No futebol foi conquistada uma medalha de prata com o ex-jogador João Laitart Neto, o Kita.
Passo Fundo já foi sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o que ocorreu em abril de 1964. Naquele ano, o governador Ildo Meneghetti trouxe para cá o seu governo durante quatro dias, devido ao golpe militar.
De acordo com o censo de 2010, Passo Fundo já possui 200 mil habitantes. O município localiza-se a 687 metros do nível do mar.