Grupo Planalto de comunicação

Passo Fundo inicia a vacinação contra a gripe nesta segunda-feira

Passo Fundo dará início à vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (10). Diferente de outros anos, a Campanha Nacional Contra a Influenza já será aberta para mais de 10 grupos prioritários a fim de ampliar a procura pela vacina e otimizar a aplicação das doses nas unidades de saúde.


A partir da próxima semana, poderão receber o reforço anual: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da Saúde; idosos com 60 anos ou mais; pessoas com deficiência; pessoas com comorbidades; gestantes; puérperas; trabalhadores da Educação; caminhoneiros; trabalhadores do Transporte Coletivo (motoristas e cobradores); povos indígenas; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; adolescentes em medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, a meta é vacinar 90% destes grupos, que somam 89 mil pessoas. “É fundamental que as pessoas incluídas nestes grupos busquem uma das unidades para atualizar a vacinação. Contamos com 27 locais de aplicação e com horários diferenciados para facilitar o acesso à vacina”, considera.

Para a vacinação, a população deverá se dirigir a uma das salas portando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e um comprovante que comprove o grupo prioritário que se encaixa.

Em se tratando das pessoas acamadas, as equipes das unidades de saúde irão até a residência para vacinação em casa. A vacinação deste público deverá ser solicitada por telefone na unidade de saúde de sua referência para que a equipe consiga organizar a demanda.

Conforme Marisa, a vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e, consequentemente, a sobrecarga sobre os serviços de saúde. “A vacinação é uma das medidas para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir com a redução da circulação viral entre a população, especialmente, entre os indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, pontua.

Seguindo uma Instrução Normativa (IN) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas influenza trivalentes que serão utilizadas nesta campanha apresentam três tipos de cepas de vírus em combinação: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B linhagem Victoria.

Grupos

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Trabalhadores da Saúde
Idosos com 60 anos ou mais
Pessoas com deficiência
Pessoas com comorbidades
Gestantes
Puérperas
Trabalhadores da Educação
Povos indígenas
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo (motoristas e cobradores)
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Adolescentes em medidas socioeducativas
População privada de liberdade

Locais

– Central de Vacinas

– Ambulatório de Especialidades

– Cais Petrópolis
– Cais Hípica
– Cais Boqueirão
– Cais Vila Luíza

– Cais São Cristóvão
– ESF Adriana Lírio
– ESF São José
– ESF São Luiz Gonzaga
– ESF Adolfo Groth
– ESF Donária / Santa Marta
– ESF Mattos
– ESF Nenê Graeff
– ESF Jerônimo Coelho
– ESF Planaltina
– ESF São Cristóvão
– ESF Valinhos
– ESF Ricci
– ESF Zachia
– ESF Adirbal Corralo
– ESF Jaboticabal
– ESF Caic Edu Azambuja
– UBS Parque Farroupilha
– UBS Ivo Ferreira
– UBS Jardim América
– UBS Vila Nova / Santa Maria

Horários

UBS, ESF e Ambulatório de Especialidades
segunda a sexta-feira – das 
8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Central de Vacinas

segunda a sexta-feira – das 8h às 18h

Cais

segunda a sexta-feira – das 8h às 18h30

sábado – das 8h às 11h

Cais Petrópolis

segunda a sexta-feira – das 8h às 21h30

sábado – das 8h às 11h

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais