Grupo Planalto de comunicação

Passo Fundo: Luciana Genro direciona R$ 100 mil para Centro de Referência da Saúde da Mulher e LGBTQIA+ A proposta foi aprovada nessa terça-feira (12/11) em plenário da Assembleia Legislativa

Foto: divulgação

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) é autora da emenda que destina R$100 mil à Lei Orçamentária Anual (LOA) ao Centro de Referência da Saúde da Mulher e LGBTQIA+ de Passo Fundo, que oferece um atendimento 100% SUS. A proposta foi aprovada nessa terça-feira (12/11) em plenário da Assembleia Legislativa. A parlamentar já havia oficiado a prefeitura acerca das más condições do prédio, que estavam muito aquém do necessário para os atendimentos. A demanda foi trazida ao mandato pela sua assessora passo-fundense, Ingra Costa e Silva.

“Sabemos que o serviço conta com uma equipe altamente capacitada para atuar nas complexidades ligadas à Diversidade Sexual e de Gênero, atendendo famílias e sendo uma referência na defesa dos Direitos Humanos. Mas a estrutura do espaço ainda é muito precária e direcionar esse valor é buscar condições físicas do local e do mobiliário, essenciais para a qualidade do atendimento, além de investir em equipamentos de tecnologia que serão utilizados para formação dos funcionários,” reforça Luciana Genro.

Talissa Tondo, assistente social responsável pelo Centro, comemora o direcionamento da emenda e explica que o valor será direcionado às condições físicas do local e do mobiliário, essenciais para a qualidade do atendimento. Para ela, as pessoas terão a oportunidade (que lhes é devida por direito) de acessar um serviço melhor e mais qualificado, em melhores condições de habitabilidade e conforto.

“A equipe técnica poderia avançar ainda mais em capacitar a rede intersetorial caso existissem equipamentos multimídia disponíveis, sendo que não há nem mesmo um notebook que possa ser utilizado para tal, dependendo dos funcionários utilizarem seus pertences pessoais em muitas ocasiões. Assim, o valor indicado para essa emenda transformará significativamente essa realidade: é um apoio à vida,” celebra.

Ela ainda reforça a importância de um mobiliário adequado, uma vez que exames físicos, consultas de saúde de rotina, conversas sobre assuntos íntimos e delicadíssimos que geram sofrimento devem ser tratados em ambientes acolhedores e condizentes.

O serviço oferecido pelo Centro, que contabiliza mais de 200 mil pessoas referenciadas, é o único especializado de atenção à população LGBTQIA+ em toda a abrangência da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. O local oferece suporte multiprofissional em nove diferentes especialidades: enfermagem, técnicas de enfermagem, assistente social, psicóloga, nutricionista, médica generalista, ginecologista, psiquiatra e endocrinologista.

Facebook
Twitter
WhatsApp