Olá, amigos internautas!
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda não marcou a data do julgamento final sobre a perda de 8 pontos do Esporte Clube Passo Fundo no Campeonato Gaúcho. Se mantém toda a expectativa, pois ainda não é possível se prever se o tricolor estará no próximo ano na Série A ou na Divisão de Acesso.
Em entrevista que realizei com o presidente Selvino Ferrão pela Rádio Planalto AM (730), ele confirmou que está otimista. A batalha é árdua e vem sendo travada desde o primeiro turno do Gauchão. Ele espera que pelo menos a metade dos pontos venha a ser recuperada, o que poderá garantir a presença na elite do estado. A diferença hoje é de 2 pontos em relação ao Esportivo (11×13), diante da condenação final ao clube de Bento Gonçalves no STJD.
Há um fator muito importante a ser analisado no STJD. O presidente Francisco Noveletto, da Federação Gaúcha de Futebol, confirmou em entrevista à Rádio Planalto que não foi oferecido recibo na data em que o Pelotas teria feito o pagamento das custas para ingressar com o recurso. A tesoureira apenas teria feito posteriormente. Cabe à entidade a apresentação da prova de que o pagamento ocorreu. Do clube pelotense também se requereu as devidas comprovações. Depois disso, vai se observar no julgamento o prazo para o oferecimento da denúncia sobre a escalação de Paulo Josué.
Diante do que se vislumbra, percebe-se que se tiver um resultado positivo, o Passo Fundo virá ainda mais forte na próxima temporada, com toda a demonstração de superação, não se entregando ao obstáculo, correndo até a última possibilidade para a garantia da vaga. Decisões internas em termos de aperfeiçoamento também são observadas. Caso não consiga, terá a metade do valor dos clubes da Divisão Especial para jogar a Divisão de Acesso, conforme prevê o regulamento. É o que no momento cabe ao São Luiz, de Ijuí, que, logicamente, espera absolvição do tricolor do Planalto.
Até a próxima. Sejam felizes, vocês merecem!