O Foro Trabalhista de Passo Fundo participará, entre 26 e 30 de maio, da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025. Nesse período, a Justiça do Trabalho concentrará esforços na tentativa de acordo entre trabalhadores e empregadores, em todo o país.
A Justiça do Trabalho de Passo Fundo tem 47 audiências específicas de conciliação agendadas para a semana. Elas ocorrerão paralelamente à pauta normal de audiências. As negociações serão feitas pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) do Foro, de forma telepresencial.
Passo Fundo é uma das seis cidades gaúchas que contam com um centro de conciliação da Justiça do Trabalho, juntamente com Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria.
O tema desta edição é “Menos conflitos, mais futuro – Conciliar preserva tempo, recursos e relações”. A semana busca reforçar o entendimento de que a conciliação, além de garantir uma solução mais rápida do processo, reduz custos materiais e imateriais e evita os desgastes que o prolongamento da ação judicial pode causar. O acordo pode ser feito a qualquer tempo antes da decisão final do processo, mas, na Semana Nacional, todo o Judiciário trabalhista se mobiliza para promover o maior número possível de acordos.
Com quatro Varas do Trabalho, o Foro Trabalhista de Passo Fundo tem 6.857 processos em tramitação atualmente.
Interessados em fazer um acordo podem solicitar uma audiência de conciliação a qualquer tempo. Basta preencher o formulário Quero Conciliar, no site do TRT-RS, contatar os telefones (54) 3316-1600 e Whatsapp (54) 99125-4905, ir presencialmente no Cejusc ou nas VTs onde tramitam os processos (Rua Gal. Osório, 937), ou fazer o pedido no próprio processo, por meio do(a) advogado(a). Recomenda-se que a pessoa busque o auxílio do seu advogado(a) para fazer o pedido.
No Rio Grande do Sul, cerca de 40% dos processos trabalhistas terminam em acordo já no primeiro grau. O Estado tem, ao todo, 1.012 audiências de conciliação agendadas para a semana temática.