Em uma iniciativa de grande importância para a saúde pública, a Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará uma atividade de conscientização e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O evento ocorrerá no dia 11 de junho, no Centro de Convivência da UPF, das 9h às 17h.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Marisa Zanatta, esta ação é um passo significativo na luta contra as ISTs e na promoção da saúde e bem-estar da população de Passo Fundo. “Todos são convidados a participar e aproveitar os serviços oferecidos, contribuindo para uma comunidade mais saudável e informada”, aponta a coordenadora.
A programação inclui a realização de testes rápidos para HIV, Hepatites B e C, e Sífilis, além da distribuição de autotestes de HIV e Profilaxia Pré-exposição (PrEP) para o HIV. Também serão distribuídos materiais gráficos informativos para orientar a população sobre a importância da prevenção.
O autoteste de HIV é uma alternativa acessível e fácil de usar, destinada principalmente àquelas pessoas que, por diferentes motivos, não conseguem realizar os testes rápidos nas unidades de saúde ou laboratórios. Cada indivíduo pode retirar o autoteste de HIV e levar também para seus parceiros sexuais, promovendo a triagem através de um simples teste de fluido oral.
A PrEP, por sua vez, consiste no uso contínuo de medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção pelo HIV. Este método garante que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa esteja protegida. Em Passo Fundo, aproximadamente 200 pessoas já utilizam a PrEP, refletindo na redução do número de novos casos de HIV em 2023. A equipe do SAE estará disponível para atender e orientar aqueles que desejarem iniciar o uso da profilaxia.