Grupo Planalto de comunicação

Passo Fundo realiza Festival Tio Mena de Bandoneon com atrações nacionais e internacionais

Foto: Ed Silva/Grupo Planalto de Comunicação

O Festival Tio Mena de Bandoneon ocorreu na noite desta sexta-feira (05), na Gare Estação Gastronômica, em Passo Fundo, e registrou presença significativa de público. O prefeito Pedro Almeida, o vice-prefeito Volnei Ceolin e secretários municipais acompanharam a programação.

O evento apresentou atrações nacionais e internacionais relacionadas ao bandoneon. Tio Mena participou na abertura do festival tocando o seu bandoneon e foi reverenciado pelo público presente. Em 2024, o festival foi realizado em referência ao seu centenário. Nascido em Lagoa Vermelha, Tio Mena estabeleceu sua residência em Passo Fundo, cidade que incorporou à sua trajetória artística tornando-se como um dos maiores instrumentistas do sul do Brasil.

História do Bandoneon

O bandoneon é um instrumento de palhetas livres, semelhante à concertina, utilizado principalmente na região do Rio da Prata, no Uruguai e na Argentina, onde integra formações de tango. O músico que o executa é denominado bandoneonista.

O instrumento foi desenvolvido pelo alemão Heinrich Band (1821–1860). Seu nome original, bandonion, deriva do sobrenome de seu criador. Inicialmente destinado à música religiosa e à música popular da Alemanha, o bandoneon foi introduzido no Rio da Prata por imigrantes alemães no início do século XX, passando a compor práticas musicais locais.

O som do bandoneon resulta da vibração de palhetas de aço fixadas em chapas de zinco ou alumínio. No repertório de tango, é comum o uso de instrumentos com chapas de zinco, em razão de características estruturais que favorecem sua execução.

Facebook
Twitter
WhatsApp