Nesta sexta-feira (09), autoridades debateram os desafios e soluções para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio. O Fórum de Competitividade e Reconstrução do Rio Grande do Sul teve organização do Centro de Liderança Pública e Atitus Educação, ocorrendo no Hub Aliança.
Participaram, entre outros, o vice-governador Gabriel Souza, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, deputados e lideranças regionais.
De acordo com Souza, o Rio Grande do Sul tem diversos desafios, como econômicos, logísticos e também a partir da tragédia climática de maio. Sobre este tema, aliás, o vice-governador salientou a criação dos centros humanitários de abrigo. Porém, chamou a atenção para a dificuldade na habitação. “Não tivemos ainda até o momento nenhuma casa fornecida pelo governo federal. Ainda precisamos muito o apoio federal” salientou.
Em sua fala, Polo destacou o protagonismo que Passo Fundo tem no Estado. “Já vem contribuindo através de toda a capacidade que aqui existe, com qualificação profissional e de capacitação. Existem investimentos aqui que ajudam o RS como um todo. Passo Fundo cresce muito no cenário nacional e todo esse conjunto traz um cenário positivo. Enquanto estado, precisamos fazer a nova parte, com obras de infraestrutura” disse.