As manifestações de comerciantes do bairro Vera Cruz nessa semana mostraram o descontentamento daquela comunidade em relação à algumas decisões do poder Executivo municipal.
Os empresários reclamam da retirada do estacionamento nos dois lados da avenida Moacir da Motta Fortes.
As alterações fazem parte do projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o trânsito da cidade.
É evidente que o estudo foi feito por profissionais capacitados, que tem conhecimento da engenharia de trânsito.
Entretanto, a extinção do estacionamento prejudica o comércio local. Alguns empresários relataram na rádio Planalto que o movimento caiu em até 90%.
Outros contaram que os funcionários precisam descarregar caminhões em quadras distantes, fazendo fila para atravessar a rua e enfrentar o movimento intenso de veículos.
O Executivo alega que as obras são do projeto do BID e não podem ser modificadas. Esse é o problema de ter um gerente das situações fora da realidade local.
Ou não seria melhor que nossos gestores resolvessem o problema?
Quebra-se, nesses casos, o princípio da subsidiariedade, que prega que o ente maior não faça o que o ente menor pode fazer.
São assim vários outros casos, como o da intromissão da Fifa nas leis brasileiras para o período da Copa do Mundo e da Copa das Confederações.