Com mais de 20 anos dedicados ao voleibol, Gilberto Bellaver chega em 2015 ao comando da Seleção Gaúcha Juvenil de Voleibol Feminino. Bellaver é técnico da BSBios/UPF, coordenador do projeto Sacada Inteligente, do Colégio Notre Dame, e professor das disciplinas de Voleibol dos cursos de Educação Física da Universidade de Passo Fundo (UPF), e, nos últimos três anos, integrou a Seleção Gaúcha Juvenil como assistente técnico. O convite para comandar a equipe partiu do presidente da Federação Gaúcha de Voleibol Carlos Cimino e do coordenador de seleções Juca Klein, ainda no final de 2014. As atividades práticas com as jogadoras devem começar na segunda quinzena de fevereiro. Até lá, Bellaver trabalha na programação dos treinamentos que, pela primeira vez, serão realizados em Passo Fundo.
A Seleção Gaúcha Juvenil é composta por atletas de até 18 anos, ou seja, é a última categoria antes da adulta. Em 2015, Bellaver pretende manter a seleção na primeira divisão do Campeonato Brasileiro e buscar uma colocação entre as quatro melhores do Brasil. “Pretendo fazer uma mescla na equipe, convocando jogadoras com experiência em Campeonato Brasileiro e também algumas atletas que tenham potencial para essa competição e para o campeonato de 2016”, revela o técnico, que destaca que montar uma base forte em médio prazo é sua ideia principal. Bellaver lembra que a categoria juvenil é a que exige mais responsabilidade e apresenta mais dificuldades. “Isso porque algumas atletas já estão terminando seu ciclo no voleibol em idade escolar e, em alguns casos, saem do estado para ingressar em clubes do Rio de Janeiro e São Paulo”, explica. Diante dessa realidade, é necessário trabalhar em parceria com as federações para obter a liberação das atletas junto aos seus clubes para treinarem pela seleção.
À frente da BSBios/UPF desde a sua criação, há dois anos, Bellaver já conquistou resultados expressivos. No projeto Sacada Inteligente, o técnico ajudou a revelar a primeira atleta passo-fundense que defendeu a Seleção Brasileira, nas categorias Infantil e Infanto Juvenil – Eduarda Cavatão – além de conquistar competições importantes. Por esses e outros resultados, Bellaver se considera um profissional realizado. Ainda assim, possui algumas metas, entre as quais conquistar um título gaúcho inédito para Passo Fundo.
O Campeonato Brasileiro será disputado no final de março, no Rio de Janeiro, e a preparação da Seleção Gaúcha será realizada em Passo Fundo, no Ginásio do Colégio Notre Dame, o que faz da cidade a sede de uma Seleção Gaúcha de Voleibol Feminino.
Paulo Bigós recebe o técnico Giba, hoje, às 18 horas no Panorama Esportivo na Rádio Planalto AM. Acompanhe pelo www.rdplanalto.com, ou ouça pelos 730 da Planalto AM











