Mesmo que não esteja incluído no grupo que receberá as primeiras doses da vacina em nível de Brasil, o Rio Grande do Sul continua com números consideráveis de dengue, em comparação com os meses de janeiro dos últimos anos. Ocorrem notificações em várias regiões, a cargo da Secretaria Estadual de Saúde.
Pelos números divulgados no início desta semana, Passo Fundo possui 34 casos em investigação. Até o momento, dois casos foram confirmados da doença. Ao todo, foram feitas 88 notificações no município em 2024. Foram descartados 52 casos entre passo-fundenses.
O estado registrou em 2024 um total de 2.924 casos confirmados de dengue. Estão em investigações outros 869 casos.
A situação mais preocupante do Rio Grande do Sul é do município de Tenente Portela, na região Noroeste. Neste ano, são 502 casos confirmados de dengue.
SINTOMAS DA DENGUE
Febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo são os sintomas mais comuns. No entanto, a infecção por dengue também pode ser assintomática ou apresentar quadros leves.
PREVENÇÃO
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.