Grupo Planalto de comunicação

Passo Fundo tem caso suspeito de intoxicação por metanol; HSVP e Prefeitura divulgam notas Uma jovem de 20 anos procurou atendimento após consumir whisky

Foto ilustrativa: UFPR/divulgação

A cidade de Passo Fundo registra o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. A confirmação é do Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Saúde.

Os outros dois casos em investigação são de Porto Alegre e de Novo Hamburgo.

Sobre o caso suspeito de Passo Fundo, trata-se de uma jovem de 20 anos. Na terça-feira, 07, a mulher procurou atendimento no Hospital São Vicente de Paulo. Trata-se da situação que requer maiores cuidados, com ela seguindo internada.

Até o momento, há apenas um caso confirmado no estado. Esse é de um homem de 42 anos que realizou viagem a São Paulo e lá consumiu duas caipirinhas de vodka, conforme o seu relato. Ele recebeu alta, mas segue com acompanhamento.

 

NOTA OFICIAL DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo informa que, no dia 07 de outubro de 2025, recebeu uma paciente do sexo feminino, 20 anos, encaminhada para atendimento médico de urgência.

Após avaliação inicial e estabilização do quadro clínico, a equipe médica entrou em contato com o Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul (CIT/RS), que orientou o enquadramento do caso como suspeita de intoxicação por metanol.

Desde então, o HSVP segue os protocolos estabelecidos pela Nota Técnica Conjunta nº 360/2025-DVSAT/SVSA/MS e pela Nota Informativa Conjunta SES e SSP nº 001/2025.

A paciente encontra-se internada em leito de UTI, com quadro clínico estável.

O Hospital reafirma seu compromisso com a transparência, segurança assistencial e a adoção das medidas preconizadas pelos órgãos de saúde competentes.

 

NOTA DA PREFEITURA DE PASSO FUNDO

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, informa que segue todas as orientações da Nota Técnica Conjunta SES e SSP nº 001/2025, referentes ao manejo e à notificação de casos suspeitos de intoxicação por metanol em Passo Fundo.

O caso registrado no município é tratado como SUSPEITO. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 20 anos, com amostra de sangue encaminhada na manhã desta quinta-feira (9) ao Centro de Informação Toxicológica (CIT) para análise.

A Vigilância em Saúde realizou todas as ações previstas no protocolo, incluindo a investigação do caso, também foi realizado o recolhimento da bebida pela Polícia Civil, que encaminhou o material para exame pericial, conforme orienta a Nota Técnica.

Por se tratar de um caso em investigação, não serão divulgadas informações sobre o estado de saúde da paciente, local do ocorrido ou marca da bebida.

Facebook
Twitter
WhatsApp