Assim como em todo o país, Passo Fundo prepara-se para os 16 dias de ativismo para o fim da violência contra as mulheres, que acontece entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro.
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Coordenadoria da Mulher, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Mulher – COMDIM, órgãos e entidades locais, está preparando uma programação especial. Na próxima segunda-feira (25), será realizada uma Blitz nos ônibus com distribuição de material informativo. No dia 01 de dezembro, por meio da Secretaria de Saúde, serão realizadas ações de combate a Aids, voltadas ao público jovem. Dia 06 de dezembro, acontecerá uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, organizada pelas Mulheres da Paz e equipe executora. No Dia 07 de dezembro, tem um jantar Afro promovido pelas Coordenadorias Municipais da Mulher, da Juventude e da Promoção da Igualdade Racial. E o encerramento das atividades será com uma palestra para detentas do Presídio Regional de Passo Fundo, sobre Direitos da Mulher.
Conforme a Coordenadora da Coordenadoria Municipal da Mulher, Maria de Lourdes Coelho Pupe, os 16 dias de ativismo fazem parte de uma campanha internacional que acontece em 159 países e tem o objetivo de combater a violência contra a mulher, visando promover um debate crítico sobre o assunto.