Buscando orientar as famílias e acompanhar a infância de crianças em situação de vulnerabilidade social, a Pastoral da Criança da Arquidiocese de Passo Fundo assume há 30 anos a missão de transformar realidades, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania.
Hoje, a Pastoral atende cerca de 2600 crianças e gestantes apenas em Passo Fundo. A coordenadora, Iracema Posser, comenta que apesar de ser um órgão mantido pela Igreja, a Pastoral é ecumênica e não possui distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, política ou religião, atendendo àqueles que precisam de acompanhamento.
No trabalho da Pastoral, as voluntárias vão de casa em casa conhecer a realidade e acompanhar de perto as dificuldades de cada lugar. As líderes que coordenam o trabalho dentro das comunidades são preparadas para orientar as mães, pais e familiares a acompanhar e cuidar do desenvolvimento da criança em cada etapa da vida. Durante as visitas, conversam sobre direitos, o desenvolvimento, a aprendizagem da criança, os sinais de risco para a saúde e dão informações para a prevenção e tratamento de doenças. Realizam também avaliação nutricional, orientação sobre higiene, saúde bucal e imunização. Além disso, doam um pouco do seu tempo e deixam suas próprias casas para levar amor e carinho. “Temos um cuidado com a vida, com a formação física, psicológica e espiritual da criança. Nas visitas, além de orientar, a gente senta e escuta as dificuldades da família e se coloca a disposição para ajudar”, explica Iracema.
Celebração dos 30 anos
Para comemorar os 30 anos, a Pastoral da Criança promove no próximo sábado, dia 18, uma festa na paróquia São Judas Tadeu, em Passo Fundo. O objetivo é reunir famílias, voluntários, líderes e pessoas que fazem parte da história da Pastoral. A festa vai começar com a celebração eucarística, às 10 horas, e segue com um almoço. Durante a tarde ocorrerão brincadeiras e atividades especiais para as crianças participantes.











