O vereador Marcio Patussi (PDT), está sugerindo ao executivo municipal, que através de projeto de lei, o município isente o Imposto Sobre Serviços (ISS) da tarifa de ônibus na cidade. A redução do imposto seria de 2%, assim como foi feito pelo governo federal, através de medida provisória, que desonera do Pis/Cofins as empresas de transporte coletivo.
A intenção é diminuir os impostos e consequentemente, o valor cobrado, atualmente, pela passagem do coletivo urbano em Passo Fundo, que aumentou de R$ 2,45 para R$ 2,70, ainda no mês de abril.
“É uma das formas de desoneração da passagem que o município pode implementar de modo a diminuir o valor aplicado hoje, a titulo de preço público de dois reais e setenta centavos,essa medida já vem sendo adotada por outros municípios, somada as medidas que o governo federal adotou para desonerar a folha de pagamento das empresas de transporte em relação ao PIS e Cofins, no percentual de 3,65%. Então entendemos que esse valor cobrado atualmente de 2% de ISS, somado a essa desoneração já aplicada pelo governo federal, nós teremos um impacto significativo na redução do valor das passagens.”
O valor da passagem subiu 10%, e desde então, vários setores da sociedade vêm fazendo protestos para que o município revogue o aumento.