Grupo Planalto de comunicação

Período de matrículas da Rede Estadual para ano letivo de 2024 começou nesta segunda-feira

Inicia hoje, segunda-feira, 13 de novembro, o período de inscrições para pré-matrículas na Rede Estadual, visando o ano letivo de 2024. As inscrições vão até 1º de dezembro e devem ser feitas no site da Secretaria da Educação (Seduc), na aba Matrículas, selecionando o ensino desejado.

Para estudantes com 75% ou mais de frequência, a rematrícula automática ocorre de 20 a 30 de novembro. Interessados em mudar de escola devem ficar atentos à segunda etapa da pré-matrícula, considerada uma transferência.

Neste primeiro momento, as inscrições abrangem o 1º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em diversas modalidades. A designação dos estudantes para as escolas escolhidas acontecerá a partir de 29 de dezembro, e a confirmação presencial da matrícula ocorrerá de 4 a 17 de janeiro de 2024.

Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental devem apresentar, além dos documentos usuais, o Cartão Nacional de Saúde (CNS), Número de Identificação Social (NIS) e atestado de vacinação. O requisito mínimo é ter seis anos completos até 31 de março de 2024.

Entre 4 e 17 de janeiro de 2024, haverá uma segunda chamada para inscrições e transferências, incluindo os interessados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 2º e 3º ano do Ensino Médio, que desejam mudar ou ingressar na Rede Estadual, a atenção deve ser para a segunda etapa da pré-matrícula.

A designação de escola prioriza a proximidade da residência e a menor idade, salvo quando houver irmãos na escola desejada. A efetivação das matrículas, para a segunda etapa da pré-matrícula e transferências, ocorre de 29 de janeiro a 9 de fevereiro de 2024.

Confirmação da matrícula requer documentos como CPF, certidão de nascimento ou RG do estudante, CPF e documentos do responsável, comprovante de residência, e, para o 1º Ano do Ensino Fundamental, CNS, NIS e atestado de vacinação.

Cronograma Atualizado:

  • 13/11/23 a 30/11/23: Rematrícula automática
  • 13/11/23 a 1/12/23: Primeira chamada das inscrições para pré-matrícula
  • 29/12/23: Resultados (designações) das inscrições para pré-matrícula
  • 4/1/24 a 17/1/24: Efetivação da matrícula de forma presencial, segunda chamada da pré-matrícula, solicitação de transferências, solicitação de inscrições na EJA
  • 29/1/24 a 9/2/24: Efetivação da matrícula (transferências e segunda chamada da pré-matrícula)

Fonte: GOV RS

Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais