Uma pesquisa nacional realizada em julho apontou que a Igreja Católica é a instituição que conta com maior nível de confiança da população brasileira, alcançando 85% dos entrevistados. Em seguida aparecem a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as igrejas evangélicas.
De acordo com os resultados, 40% dos entrevistados disseram confiar muito na Igreja Católica e 45% afirmaram confiar um pouco. A OAB aparece como a segunda instituição com maior índice de confiança, com 24% que confiam muito e 59% que confiam um pouco. As igrejas evangélicas figuraram como uma única instituição, somando a segunda maior porcentagem de pessoas que confiam muito, com 31%.
O levantamento também perguntou sobre democracia e polarização. Sete em cada dez brasileiros (74%) afirmaram que a democracia é sempre melhor que qualquer forma de governo, enquanto 72% percebem que o país vive em clima de polarização política.
A pesquisa, encomendada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi realizada entre os dias 7 e 14 de julho de 2025, com 2.005 entrevistas presenciais em 130 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais.