A desaprovação de Lula (PT) chegou a 56% dos eleitores brasileiros, aponta pesquisa Quaest divulgada neta quarta-feira (2). É o pior índice desde o início do mandato e a primeira vez que ele passa de 50%.
A aprovação do presidente caiu para 41%, o menor patamar desde o início do mandato.
O levantamento, que ouviu 2.004 pessoas maiores de 16 anos entre os dias 27 e 31 de março, mostra que o presidente é reprovado por 56%, enquanto 41% da população aprova a gestão e 3% não sabem ou não responderam. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
É a primeira pesquisa do instituto em que Lula é reprovado por mais de 50% da população. A última pesquisa Genial Quaest, divulgada em janeiro, mostrava uma reprovação de 49%, frente a aprovação de 47%.
Entre as regiões do país, segundo o levantamento da Quaest, o Sul concentra o maior índice de reprovação, com 64%. Lula concentra maior popularidade no Nordeste, com 52% de aprovação. No Centro-Oeste e no Norte, 52% dos entrevistados desaprovam o governo. No Sudeste, esse índice vai para 60% dos entrevistados pela pesquisa Genial Quaest.
No recorte por gênero, a pesquisa Quaest mostra predominância da reprovação entre homens (59%), enquanto 53% das mulheres ouvidas pelo levantamento desaprovam o governo do petista.
Já na análise por idade, a desaprovação do governo é maior entre a população mais jovem. De acordo com a pesquisa Genial Quaest, 64% das população entre 16 e 34 anos reprovam a gestão do petista.
Ainda de acordo com os dados do levantamento, é possível afirmar que a desaprovação do governo Lula diminui quando os entrevistados são mais velhos. Isso porque, entre a população de 35 e 59 anos, 54% desaprovam Lula e, na população que tem 60 anos ou mais, 50% aprovam e 46% desaprovam o governo.