Um levantamento feito recentemente revelou que mais de 300 mil pessoas vivem em situação de rua em todo o Brasil. O estado com o maior número é São Paulo, com mais de 126 mil moradores nessa condição; seguido pelo Rio de Janeiro, com mais de 29,8 mil pessoas, e Minas Gerais, com cerca de 29,7 mil.
De acordo com o relatório, a maioria dos moradores em situação de rua é negra, do sexo masculino e possui idade entre 18 e 59 anos.
Em Passo Fundo, o número é de 30 a 40 pessoas que vivem nesta situação atualmente. Além disso, é um dos poucos municípios gaúchos que possuem uma ampla rede de atendimento das pessoas em situação de rua com a Casa de Passagem, o Centro Pop e a Abordagem Social. Estas políticas públicas integram um programa chamado Cuidando da Gente.
Esses trabalhos se intensificam com o rigoroso inverno que os gaúchos enfrentam neste período do ano. Um desses serviços é a Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá, conhecida como Albergue Municipal, que oferece acolhimento imediato e provisório durante as noites.
A casa conta com cerca de 30 vagas para homens e mulheres e lá são oferecidos abrigo e alimentação para pessoas adultas ou famílias em situação de rua, desabrigo por abandono, migração, ausência de residência e/ou pessoas em trânsito (transeuntes) e sem condições de autossustento.
Horário de funcionamento: 24 horas
Endereço: Rua Uruguai, 266, nas proximidades do CTG Lalau Miranda
Telefone: 54 3314-6180