As obras de recuperação da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, entraram na reta final, a três semanas da reabertura completa do terminal. O aeroporto funciona de forma limitada desde 21 de outubro, operando apenas com voos domésticos. A partir de 16 de dezembro, o local poderá receber voos internacionais.
A etapa mais recente das obras é a colocação da última camada de asfalto na pista. Logo após, serão executadas a sinalização horizontal, o balizamento luminoso, a instalação dos instrumentos de navegação e a homologação da pista.
O primeiro voo internacional previsto após a retomada deve chegar no dia 19 de dezembro na capital, com origem na Cidade do Panamá. A rota, da companhia Copa Airlines, terá a frequência de três vezes por semana. Para janeiro, a Latam confirmou a operação dos voos entre Porto Alegre e as cidades de Lima (Peru) e Santiago (Chile).
O Salgado Filho ficou cerca de cinco meses fechado em razão do desastre climático no Rio Grande do Sul. Inicialmente, no dia 3 de maio, o terminal fechou por causa da chuva. Depois, o aeroporto foi inundado com as cheias dos rios da Região Metropolitana, afetando 75% da pista.
Nesse meio tempo, entre maio e setembro, a Base Áerea de Canoas recebeu voos comerciais de forma provisória, mas em quantidade inferior à usual no Salgado Filho
RETOMADA DO AEROPORTO
A reabertura do Salgado Filho para voos nacionais já elevou a movimentação no terminal. Entre 21 de outubro e 13 de novembro, foram 363 mil passageiros transportados em 2.390 voos.