Grupo Planalto de comunicação

Pista do Aeroporto Salgado Filho recebe última camada de asfalto antes da retomada de voos internacionais Terminal de Porto Alegre ficou cinco meses fechado após enchentes.

Foto: Fraport/Divulgação

As obras de recuperação da pista do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, entraram na reta final, a três semanas da reabertura completa do terminal. O aeroporto funciona de forma limitada desde 21 de outubro, operando apenas com voos domésticos. A partir de 16 de dezembroo local poderá receber voos internacionais.

A etapa mais recente das obras é a colocação da última camada de asfalto na pista. Logo após, serão executadas a sinalização horizontal, o balizamento luminoso, a instalação dos instrumentos de navegação e a homologação da pista.

O primeiro voo internacional previsto após a retomada deve chegar no dia 19 de dezembro na capital, com origem na Cidade do Panamá. A rota, da companhia Copa Airlines, terá a frequência de três vezes por semana. Para janeiro, a Latam confirmou a operação dos voos entre Porto Alegre e as cidades de Lima (Peru) e Santiago (Chile).

O Salgado Filho ficou cerca de cinco meses fechado em razão do desastre climático no Rio Grande do Sul. Inicialmente, no dia 3 de maio, o terminal fechou por causa da chuva. Depois, o aeroporto foi inundado com as cheias dos rios da Região Metropolitana, afetando 75% da pista.

Nesse meio tempo, entre maio e setembro, a Base Áerea de Canoas recebeu voos comerciais de forma provisória, mas em quantidade inferior à usual no Salgado Filho

RETOMADA DO AEROPORTO

A reabertura do Salgado Filho para voos nacionais já elevou a movimentação no terminal. Entre 21 de outubro e 13 de novembro, foram 363 mil passageiros transportados em 2.390 voos.

Facebook
Twitter
WhatsApp