Grupo Planalto de comunicação

Plano de Negócios para a Roselândia prepara empresas para a expansão das suas atividades e fomento ao turismo

Construído pela Prefeitura e pelo Sebrae, o documento foi entregue nesta quarta-feira (29) a empresários que atuam no local

No último ano, a Prefeitura e o Sebrae trabalharam na construção de um Plano de Negócios para empresas que atuam no Complexo Turístico da Roselândia. Entregue nesta quarta-feira (29) para os empresários, o documento reúne as possibilidades de novos investimentos para o local, conectando ações ao propósito de que o espaço seja transformado em um grande propulsor do turismo em Passo Fundo.
Este é o quarto produto contratado nesta parceria, que também abrangeu o Radar do Turismo, o Plano Municipal de Turismo e um Plano de Reposicionamento da Roselândia para um Ecobairro Turístico. Dentro deste processo de reposicionamento, foi estabelecido o Plano de Negócios, que possibilitou um processo de mentoria e resultou em um plano individual com uma série de medidas para que cada empresa amplie, redirecione ou crie novos negócios de acordo com a proposta de recolocação do complexo.
Ao entregar o documento, o prefeito Pedro Almeida reiterou a importância de os empresários integrarem o movimento de fomento ao turismo. “Que bom que vocês aceitaram este desafio e estão conosco finalizando este ciclo, que também é de compreensão do que vive a cidade e o turismo local. Agradecemos muito a cada um pela confiança neste processo”, disse, enfatizando que a Prefeitura também está realizando investimentos importantes na infraestrutura da Roselândia.
O complexo passa pela revitalização da Avenida Araucária, cuja primeira etapa está em fase de conclusão. Também recebeu a reforma do pórtico de acesso e dos monumentos e obras no Parque de Rodeios.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, salientou que o Turismo é considerado um eixo para o desenvolvimento. “Decidimos, com o prefeito, lá no início da gestão, que daríamos foco no desenvolvimento econômico. No dia 7 de janeiro de 2021, lançamos o programa Acelera, Passo Fundo com o objetivo de que a cidade voltasse ao ritmo normal após a pandemia, estabelecendo um conjunto de ações de apoio aos empresários e de geração de emprego e renda. Nisso, passamos a considerar o potencial do turismo e a construir ações, chegando a esta parceria com o Sebrae. Encerramos este primeiro ciclo entregando um produto que dá condições às empresas da Roselândia de fazerem investimentos que imaginam ser possíveis para alavancarem os seus negócios”, afirmou.
O empresário Osmar Toazza atua na área do hipismo e participou da mentoria. “Tive novas experiências e ideias. Na consultoria, trabalhamos a expansão do hipismo e do meu trabalho junto à Roselândia. Tudo isso que está sendo feito com o reposicionamento do complexo, o Plano de Negócios e as obras é muito importante”, ponderou.
A analista de articulação de projetos do Sebrae-RS, Aline Gross, destacou que este movimento realizado por Passo Fundo trará resultados para o futuro. “Poucas prefeituras que fazem um trabalho tão conectado. Passo Fundo fez um investimento muito importante e esperamos, daqui pra frente, dar continuidade e contar com a Prefeitura e cada empreendedor”, pontuou.
Estímulo ao turismo
Passo Fundo é uma referência em muitos setores, como Saúde, Educação, Comércio Serviços. Ao articular iniciativas na área do Turismo, a Prefeitura acredita na sua potencialidade para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade, que é hoje a 6ª maior economia do estado.
– Em 2021, o Município reativou o Conselho Municipal de Turismo a fim de unir o poder público, entidades e a iniciativa privada em movimentos que estimulem o setor.
– Em 2022, a Prefeitura e o Sebrae entregaram o Radar do Turismo, um mapeamento dos atrativos turísticos do município, com as características locais, a infraestrutura e os serviços disponíveis.
– Também em 2022, a Prefeitura e o Sebrae apresentaram o Plano de Reposicionamento da Roselândia, que será transformado em um Ecobairro Turístico e viabilizou. Este documento norteou o Plano de Negócios aos empresários.
– Em setembro de 2023, o Município garantiu a aprovação do Plano Municipal do Turismo, ferramenta essencial para a projeção do setor que permitirá potencializar e planificar as ações turísticas a serem implementadas.
Facebook
Twitter
WhatsApp

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais