Grupo Planalto de comunicação

Plano Municipal da Cultura debate a dança

A Prefeitura de Passo Fundo vem realizando reuniões setoriais para concluir a elaboração do Plano Municipal de Cultura e fomentar ainda mais as atividades culturais na cidade.

Na sede da Academia Passo-Fundense de Letras, na última semana participaram do encontro entidades envolvidas com a dança e o, Conselho Municipal de Cultura e Secretaria de Desporto e Cultura.

“É a segunda setorial que estamos realizando, devemos realizar mais de 10 para este grande diagnóstico de cada setor, buscando a construção de uma política de cultura nunca antes pensada em nossa cidade. Estão de parabéns as entidades culturais que tem participado intensamente conosco neste processo do Plano Municipal de Cultura”, destacou o secretário Pedro Almeida.

A presidente da Associação Passo-Fundense de Dança, Raquel Rubert, destaca a reunião como proveitosa. “Vislumbrei a possibilidade de termos novos associados, diversificando as áreas de atuação da dança, além de ações únicas na área para o nosso município”, contou Raquel.

Agregado ao Plano Nacional, a meta da cultura é que, até 2020, mais de 3 mil cidades brasileiras tenham suas políticas culturais executadas com base em planos de cultura. A metodologia proposta para a elaboração dos planos de cultura está estruturada na participação de todos os atores culturais e cidadãos de forma geral. Por isso, a importância de constituir espaços participativos como os conselhos, comitês, fóruns e consultas populares.

”  A nossa impressão principal sobre a reunião é que há interesse das diversas entidades ligadas à dança em Passo Fundo em terem um contato maior entre si, conhecendo melhor e trocando informações, auxiliando-se mutuamente principalmente quando se mostrar necessário qualquer apoio advindo do poder público municipal, através da APD (Associação Passofundense de Dança). A nosso ver, promover uma integração entre os grupos ligados à dança é muito positivo, e deve ser estimulado pela Prefeitura e pela Secretaria de Desporto e Cultura. Passo Fundo é uma cidade que tem uma abrangência enorme em termos de dança, música e artes de uma forma geral, portanto não há motivos para concorrência ou exclusão entre as entidades, que podem manter uma rede de auxílio mútuo por meio da APD (ou outro órgão que venha a ser criado para tal fim)” declarou Bárbara Letti, integrante do Grupo de Danças, Andarilhos do Sul.

A ação da setorial busca essa integração, para que haja um incentivo maior da cultura da dança na cidade, e também como uma forma de viabilizar a destinação de recursos às entidades, facilitando o acesso e repasse de verbas para a concretização de projetos pelos envolvidos.
O debate se mostra importante porque será elaborado o Plano Municipal de Cultura, necessário para o credenciamento de Passo Fundo junto ao Sistema Nacional de Cultura, e que terá validade pelos próximos 10 anos, sendo o principal documento de planejamento das ações culturais no município.
De uma forma geral, houve uma troca de ideias muito produtiva, sendo marcada uma nova reunião para Março, onde serão sugeridas formas simples e possíveis de concretizar tudo o que foi discutido na última reunião.

Os próximos encontros de setoriais acontecem no dia 13 de janeiro, com o tema Música e, no em 28 de janeiro, com integrantes da produção de teatro na cidade.

Facebook
Twitter
WhatsApp