A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Decap/Deic), capturou um dos principais foragidos do Estado do Rio Grande do Sul. A prisão aconteceu na noite de 01 de julho, sexta-feira, em Buenos Aires, na Argentina.
A Operação Obsessão ocorreu em cooperação com a Polícia Federal e com a Polícia da Província de Córdoba, da Argentina.
Quem é o alvo preso:
O indivíduo ostenta extensa ficha criminal, com antecedentes por tráfico de drogas, roubo e homicídios. Ele foi beneficiado pelo uso de tornozeleira eletrônica em outubro de 2022. No entanto, ele rompeu o dispositivo em fevereiro de 2023 e passou à condição de foragido.
Ele é apontado como uma das principais lideranças da maior organização criminosa do Rio Grande do Sul, oriunda da região do Vale dos Sinos.
Após passar à condição de foragido, foram realizadas inúmeras diligências pela Delegacia de Capturas. Inclusive, chegou ao conhecimento que o foragido passou um tempo escondido na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, local que teria feito aliança com a maior organização criminosa do Brasil, oriunda do Estado de São Paulo.
Investigação e captura do foragido:
Recentemente, os policiais receberam informações que o indivíduo estaria na cidade de Concórdia ou Buenos Aires, ambas na Argentina. Em razão disso, no dia 29 de julho, uma equipe da Decap/Deic, coordenada pelo Delegado Gabriel Lourenço, deslocou inicialmente para a cidade de Concórdia, onde manteve contato com a Polícia local e realizou algumas diligências.
Posteriormente, acompanhados da Polícia local, a equipe deslocou para a cidade de Buenos Aires. Na capital argentina, realizaram diversas diligências, confirmando-se que o indivíduo estava no local, em um apartamento.
Durante o monitoramento, o indivíduo foi visto saindo do imóvel, momento que foi abordado e capturado pelas forças de segurança. Ele não esboçou reação e não foram encontrados objetos ilícitos.
FONTE: POLÍCIA CIVIL/RS