A 6ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre deflagrou na manhã desta terça-feira (29) a quarta fase da Operação Golpe de Ouro, que investiga crimes de estelionato na modalidade do golpe do bilhete premiado. A ação resultou na prisão em flagrante de cinco indivíduos por associação criminosa, além da apreensão de dois veículos.
Coordenada pelo delegado Marcos Meirelles, a operação contou com apoio do SIPAC/DPRPA e do DIPAC/DPM. Segundo a Polícia Civil, os presos possuem diversos antecedentes por crimes contra o patrimônio, com ênfase em estelionato.
As investigações apontaram que E.A.L., 23 anos, genro de uma mulher presa na fase anterior da operação, deslocou-se para Porto Alegre na noite de segunda-feira com outros comparsas com o objetivo de aplicar novos golpes. Pela manhã, o grupo — formado por M.A.F.S., 64 anos; M.S.D., 42 (em prisão domiciliar); R.F.A., 53; L.F.M., 44; e E.A.L. — passou a circular pelos bairros Cristo Redentor e Passo D’Areia, em busca de vítimas.
Desconfiando de que estavam sendo monitorados, os criminosos se dividiram. Ainda assim, todos foram perseguidos pelas equipes policiais e abordados em pontos distintos, a cerca de 4 km de distância. Um dos veículos tentou fugir, subiu a calçada e colidiu contra uma lixeira. Na revista, foi localizado um bilhete de loteria com um dos suspeitos.
Todos os detidos foram conduzidos à delegacia, e os veículos apreendidos.