Uma grandiosa operação desencadeada em conjunto entre a Polícia Civil Gaúcha e Catarinense, na manhã desta terça-feira (16), desarticulou uma quadrilha que praticava roubos a ônibus de excursão com destino a Foz do Iguaçu/PR e Paraguai.
Durante a operação, denominada “Sem Fronteiras”, atuaram 12 Delegados e 90 agentes políciais, que cumpriram 11 mandados de busca e apreensão em Passo Fundo e um mandado de busca e apreensão na cidade de Joinvile/SC. Foram apreendidos R$ 19 mil, quatro toucas ninjas, uma pistola calibre 380, uma espingarda, um rádio comunicador e vários outros objetos.
No total, seis pessoas foram presas temporariamente e uma presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo
As investigações foram efetuadas em conjunto pelas Delegacias de Irai/RS, Frederico Westphalen/RS, Palmitos/SC e a 1ª DP de Passo Fundo.
Conforme os Delegados Dinarte Marschall Júnior e Rodrigo Martinez Corrêa, que capitanearam as investigações, desde o final de 2011 até o mês de março deste ano, foram seis roubos a ônibus nos municípios de Frederico Westphalen, Irai e Palmitos/SC. Em todos os assaltos, os alvos eram ônibus de excursões para o Paraguai.
Os coletivos eram abordados na rodovia, mediante disparos de arma de fogo, cinco indivíduos armados com pistolas, revólveres e espingardas calibre 12 ingressavam no ônibus e saqueavam objetos e valores dos passageiros. Após o ônibus era levado até lavouras, onde as vítimas eram trancadas nos bagageiros.
A sede da quadrilha é em Passo Fundo, onde foram presos: Vitor da Silva, de 19 anos, Deivid Pires, de 23 anos, João Paulo Machado, de 21 anos, e Marcos da Silva, de 20 anos. Havia um mandado de prisão expedido pela comarca de Frederico Westphalen contra Cristiano Teles de Oliveira, de 23 anos, porém, ele acabou sendo preso em flagrante, na madrugada desta terça-feira (16), durante um assalto a residência em Tapejara.
No momento que os policiais foram cumprir um mandado de prisão contra Guilherme Teixeira Ribeiro, acabaram encontrando uma pistola calibre 380, mas Ribeiro não foi encontrado e a sua namorada Mariane do Amaral, de 20 anos, assumiu a responsabilidade da arma, sendo presa em flagrante.
Quem tiver informações sobre a localização do Guilherme podem entrar em contado com o telefone 197 da Polícia Civil.
Todos os presos foram recolhidos ao Presídio de Frederico Westphalen.
Confira o boletim do Repórter Lucas Cidade:
Fotos: Créditos/Repórter Lucas Cidade