Na manhã desta quinta-feira (12), a Polícia Civil cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Passo Fundo durante mais uma operação de combate ao golpe do bilhete premiado. A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia e pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Os mandados foram executados em endereços vinculados a uma mulher natural de Passo Fundo, presa no final de janeiro em Goiânia, no estado de Goiás. Ela é suspeita de integrar um grupo criminoso especializado na aplicação desse tipo de golpe.
A operação ocorreu de forma simultânea em outros municípios da região Sul do país e contou com o apoio da Polícia Civil de Goiás. Até o momento, a polícia não divulgou o balanço oficial da ação nem a quantidade de materiais apreendidos.
No início de janeiro, pelo menos oito passo-fundenses já haviam sido presos por envolvimento no golpe do bilhete premiado em diferentes estados do país. Uma das prisões ocorreu em Maceió, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, quando suspeitos tentavam embarcar para São Paulo. Outra ação foi registrada em João Pessoa, na Paraíba, onde quatro pessoas foram detidas após tentativa de fuga em alta velocidade pela ciclovia.
Segundo a Polícia Civil, o grupo utilizava um modus operandi conhecido, com abordagem principalmente a mulheres idosas. Os criminosos simulavam a posse de um bilhete supostamente premiado e convenciam as vítimas a realizar transferências bancárias de valores elevados para viabilizar o falso recebimento do prêmio.
A polícia alerta que, apesar de antigo, o golpe do bilhete premiado ainda faz vítimas devido à encenação elaborada e à atuação em grupo dos criminosos. Casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente à Polícia Civil.
Reportagem: Jeferson Vargas
Grupo Planalto de Comunicação
*GZH











