A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (08) a Operação Mixtus, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas e insumos químicos. A ação ocorreu na cidade de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, onde foram cumpridos três mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.
As investigações tiveram início em 2024, após a apreensão de duas toneladas de tetracaína, uma substância química controlada. De acordo com a Polícia Federal, o composto, que pode ser utilizado legalmente como anestésico, também é empregado na produção de cocaína, o que chamou a atenção dos investigadores.
O grupo criminoso, conforme as apurações, internalizava ilegalmente a tetracaína a partir da Argentina. O material era então distribuído para outros estados brasileiros, possivelmente para abastecer laboratórios clandestinos.
A investigação segue em andamento para identificar todos os integrantes da organização criminosa. Os envolvidos poderão responder por tráfico de drogas, tráfico de insumos químicos e associação para o tráfico.
Reportagem: Redação
Grupo Planalto de Comunicação