Os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, têm até esta sexta-feira (5) para comprovar as informações declaradas no momento da inscrição. A validação da bolsa deve ser feita por meio da entrega da documentação exigida, que pode ocorrer presencialmente ou de forma virtual, conforme as regras da instituição de ensino superior privada escolhida.
A lista de espera do programa federal já está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni. Ela contempla os candidatos que não foram aprovados nas chamadas regulares ou que não puderam ingressar por falta de formação de turma no curso selecionado.
O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas. Para validar o benefício, o candidato deve apresentar documentos de identificação com foto e CPF, comprovantes de renda de todos os membros da família, comprovante de residência e certificado de conclusão do ensino médio, de acordo com os critérios do programa. Estudantes de escolas particulares como bolsistas devem apresentar declaração comprovando a condição.
As faculdades participantes são obrigadas a fornecer comprovante de recebimento dos documentos e terão até o dia 12 de setembro para informar se a concessão da bolsa foi aprovada ou reprovada. Caso o candidato seja aprovado, a instituição deve emitir o termo de concessão. É vedada qualquer cobrança de taxa durante o processo de seleção.
Nesta edição, o Prouni disponibiliza mais de 211 mil bolsas em 887 instituições privadas de ensino superior, distribuídas em mais de 370 cursos. Desde sua criação em 2004, o programa já beneficiou mais de 3,5 milhões de estudantes, dos quais 2,5 milhões cursaram o ensino superior gratuitamente. Atualmente, 632,5 mil alunos estão matriculados pelo programa, sendo mais de 533 mil com bolsas integrais.










